Como funciona um plano de saúde MEI?
O funcionamento do plano de saúde para microempreendedores é semelhante a um plano contratado por pessoas físicas.
Ou seja, você paga uma mensalidade e consegue ter atendimento médico com profissionais credenciados.
Dependendo da cobertura do convênio, você pode realizar exames, consultas e até ter internação hospitalar, quando necessária.
Além disso, em geral as operadoras solicitam que o plano para MEIs seja concedido a no mínimo duas vidas, que incluem o titular e o beneficiário.
Há também um período de carência que deve ser cumprido para poder usufruir de alguns serviços.
Todas as regras ficam registradas junto ao contrato assinado com sua operadora de um plano de saúde MEI.
Regras do plano de saúde para MEI
Em janeiro de 2018, a Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) determinou que quem exerce uma atividade empresarial individual (autônomo) pode contratar um plano de saúde empresarial.
O plano de saúde MEI oferece ao microempreendedor mais acesso a serviços médicos na rede privada, com a mesma qualidade de um plano individual, mas preço menor.
Para contratar, o microempreendedor deverá ter um CNPJ MEI ativo há pelo menos 6 meses. Além disso, o profissional deve ter pelo menos um dependente, que pode ser um funcionário ou um familiar.
A cobertura dos procedimentos tem uma carência determinada por cada prestadora de serviço, a partir da data de ingresso do MEI.
Em alguns casos, como o de doenças preexistentes, o convênio pode suspender a cobertura de procedimentos de alta complexidade.
Cada operadora possui regras específicas para a comercialização do plano de saúde empresarial. Por isso, é importante procurar a agência e consultar seu CNPJ para a operadora encontrar a melhor opção de plano de saúde MEI para você.
Quando contratar um plano de saúde MEI?
Ter um plano de saúde é algo prioritário para que você faça exames regulares de prevenção.
Todos precisamos evitar problemas que podem se tornar graves no futuro se descobertos de forma tardia.
Por exemplo, existem exames de rotina que precisam ser realizados todos os anos, como papanicolau, no caso das mulheres, e exame de próstata, para homens.
Alguns planos cobrem, inclusive, tratamentos oncológicos. É importante também fazer exames de sangue para avaliar como estão os níveis de colesterol, por exemplo.
Afinal, diversos empreendedores no início de carreira passam muitas horas se dedicando ao negócio e podem negligenciar a alimentação ou a prática de exercícios físicos.
Além disso, os MEIs que trabalham muito tempo no computador precisam ir ao oftalmologista com certa periodicidade.
Para os que possuem miopia ou outro problema, é preciso verificar se houve aumento do grau ou se há algum risco à saúde dos olhos.
E há também MEIs que trabalham frequentemente em pé ou muito tempo sentado. É o caso de quem tem uma loja, esteticistas, cabeleireiros, confeiteiros, artesãos, músicos, profissionais de marketing, entre outros.
Passar muitas horas na mesma posição pode trazer dores na região lombar ou problemas na coluna, contribuindo para uma redução significativa na qualidade de vida.
Por fim, outra questão interessante é a possibilidade de deduzir valores no Imposto de Renda.
Quanto custa um plano de saúde MEI?
Muitas empresas da área de saúde oferecem planos com preços atraentes para aqueles que possuem um pequeno negócio.
É possível contratar um plano para MEI com mensalidades a partir de R$ 144 para o público de 0 a 18 anos.
Os preços variam de acordo com a faixa etária — consequentemente, os planos ficam mais caros à medida que a idade avança.